"As Regras do Método Sociológico"
de Emile Durkheim
Editorial Presença
165 Páginas
As Regras do Método Sociológico (em francês: Les règles de la méthode sociologique), primeiramente publicado em 1895, é um livro de Émile Durkheim. É reconhecido por ser resultado directo do projecto próprio de Durkheim de estabelecer a sociologia como uma nova ciência social. Assim sugere duas teses principais, sem as quais a sociologia não poderia ser uma ciência, tendo como características:
1 - Precisa ter um objeto específico de estudo. Diferentemente da filosofia ou da psicologia, o objeto próprio da sociologia é o fato social.
2 - Precisa respeitar e aplicar um reconhecimento objectivo, um método científico, trazendo-a para perto, dentro do possível, das outras ciências exactas. Este método pode evitar a todo custo preconceitos e julgamentos subjectivos.
Para Durkheim o indivíduo, de maneira isolada, não pode ser considerado ideal para o estudo da Sociologia, elemento inadequado para o estudo e a compreensão apropriada do conceito de facto social. O que interessa à vertente durkheimiana é o enfoque do indivíduo inserido em uma realidade social objectiva que, encontrando-se acima dele, caracteriza-se por ser grupal e, colectivo.
Estado Novo
10€
Sem comentários:
Enviar um comentário
Qualquer contacto pode ser feito para 351 919317526 ou 271743638. Qualquer dos e-mail disponível casabrigadeiro@sapo.pt ou casabrigadeiro@gmail.com