Fernando Pereira

quarta-feira, 9 de março de 2022

AGORA LUANDA




 


AGORA LUANDA, LIVRO - Por Inês Gonçalves e Kiluanje Liberdade. Textos de José Eduardo Agualusa e de Delfim Sardo. Editora: Almedina, 2007. Dim: 29x19 cm. Encadernação cartonada em tela verde com letras a prateado e sobrecapa. Profusamente ilustrado. Nota: exemplar bem estimado.


Estórias de homens, mulheres e crianças, dispostos a chegar ao lugar certo, ainda que seja por caminhos tortos. Pessoas que querem a todo o custo endireitar caminhos. Gente capaz, inclusive, de fabricar caminhos. São, enfim, retratos de uma cidade que resiste, teimosamente, não obstante as carências de todo o género. A Luanda que ri, e dança e festeja a vida, mesmo enquanto faz o luto. A Luanda que ama, que se apaixona e se entrega, não obstante o continuado abandono dos poderes públicos. A Luanda que sabe (ou intui) que sexo é subversão, que sexo é revolução, e que inventou o kuduro e a tarrachinha, depois de ter inventado o semba ou a kizomba. A Luanda que está a dar uma nova alma à língua portuguesa.
Ouvindo (com o coração) as estórias destas pessoas, já são outros, agora, estes retratos. Transmudam-se. E sim, são grandes quadros épicos; e sim, há poesia neles, a mesma harmonia rebelde das tempestades. Um território de sonhos, simultaneamente belo e perigoso, como um campo de minas coberto de girassóis. Sentem-se e escutem com atenção. Esta é a Luanda que, no fim, triunfará.

15€

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer contacto pode ser feito para 351 919317526 ou 271743638. Qualquer dos e-mail disponível casabrigadeiro@sapo.pt ou casabrigadeiro@gmail.com