Fernando Pereira

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

DA VIDA E DA MORTE DOS BICHOS

 



DA VIDA E DA MORTE DOS BICHOS – 2 Volumes encadernados. Por Teodósio Cabral, Abel Pratas e Henrique Galvão.
CABRAL (Teodósio), PRATAS (Abel) & GALVÃO (Henrique).— DA VIDA E DA MORTE DOS BICHOS. (Subsídios para o estudo da fauna de Angola e notas de caça). Livraria Popular de Francisco Franco. Lisboa. 5 vols. 16x23 cm. E.
“Não pensou o nenhum dos autores deste livro escrever obra definitiva sobre assunto tão vasto, nem também pretenderam que ele viesse a constituir solene tratado de ciências naturais. Quiseram apenas anotar observações — algumas que eram inéditas, outras que andarão já recolhidas pela atenção de caçadores menos expansivos, outras ainda que, porventura, já constam das centenas de livros que, sobre caça, se têm publicado nas sete partidas do mundo. (...) Não se trata de um livro de caça, no sentido que, correntemente, orienta os livros deste género, isto é, apenas um volume de narrativas venatórias para distracção de burgueses ou manual de técnica para aprendizagem de devotos. É , sobretudo, um livro que pretende dizer sobre a vida e os costumes dos animais bravios, sobre a sua psicologia, as coisas, novas e velhas, que a observação do caçador surpreende quando, nesta acção de caçar, é o seu espírito de molde a não se fixar exclusivamente no termo final — a morte do bicho (...)”

90€



Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer contacto pode ser feito para 351 919317526 ou 271743638. Qualquer dos e-mail disponível casabrigadeiro@sapo.pt ou casabrigadeiro@gmail.com